Yoga e Desenvolvimento Espiritual
Artigo #12

Falámos em outros artigos, da prática de Yoga sob a perspectiva do desenvolvimento físico, emocional e mental. Hoje, falaremos do Yoga como uma Disciplina de desenvolvimento espiritual. Desta perspectiva interessa-nos principalmente a Meditação, podendo então dizer que, Yoga é a união com a nossa Centelha Divina, com essa outra dimensão da nossa espiritualidade, se assim quisermos denominar a nossa Dimensão Divina.

Yoga é também a caminhada (Marga) para o Samádhi, Iluminação, Auto-Realização do SER. E é nesta caminhada que praticamos todas as técnicas do Yoga, incidindo mais numas ou noutras conforme o estádio do praticante. As diferentes técnicas trabalham diferentes dimensões do Ser Humano, desde os mais densos aos mais subtis, até que o praticante se encontra com a sua própria Centelha, o Ser. Depois desse encontro único, que será repetido muitas vezes, nada mais será como dantes; o indivíduo mudou e estará disponível para partilhar o caminho com outros.

A sua prática será sempre intensa e empenhada, mas agora é também de partilha; cresce, fazendo crescer os seus alunos; este é o caminho da mestria pessoal, ensinar e aprender, ser humilde e ser suave, ser doce e ser firme. Quanto mais se partilha mais se cresce, mais se manifesta o melhor que há em nós, os mais elevados valores éticos, mais luz, mais amor, mais sabedoria. As células do corpo físico vão se adaptando a uma vibração num nível mais elevado (estão a vibrar no Amor incondicional), criando saúde e bem-estar, equilíbrio e alegria de viver, paz e tranquilidade na mente e no coração. Com a estabilidade da mente e das emoções no amor universal, todos os próximos são tocados, ainda que por um breve momento, abrindo horizontes para aquilo que cada um pode fazer por si próprio, nesta caminhada para um maior nível de consciência.

Sê tu, ó caminhante, Sábio e Desperto, encontra Luz Pura que há em ti, e quando encontrares partilha-a.Saúdo em Amor todos os que se empenham em melhorar a si próprios durante a aprendizagem desta vida! Que a Luz o Amor e a Sabedoria se expandam sempre. Pratique Yoga!


Josefa Martins
Professora de Yoga, Socióloga e Mestre em Comunicação em Saúde.