As crianças actuais são cada vez mais especiais relativamente aos seus pais e põem-lhes desafios de educação e de instrução inabituais. Os pais nem sempre se sentem capazes de responder às expectativas da criança e muitas vezes não sabem o que fazer. São normalmente crianças solidárias, meigas e amorosas inteligentes e activas. Contudo não se identificam com os actos da maioria e se não encontram respostas nos que as rodeiam isolam-se ou chamam a atenção para si de outra forma!....

O QUE PODE O YOGA FAZER POR ESTAS CRIANÇAS?

Como já dissemos noutros escritos, não há fórmulas e nem o Yoga responde a todas as situações. Há casos e situações e têm de ser avaliados no seu contexto e com precaução para não se criarem falsas expectativas.

Mas ainda assim o Yoga é uma prática que adaptada à criança pode desenvolver nela tudo o que tem de melhor e está lactente, ajudando a manter a flexibilidade e a harmonia, ajudando na concentração, através de técnicas simples e ajudando a manter os valores da vida em sociedade de uma forma ética e de entre ajuda, criando ainda mais harmonia e amor onde quer que esteja.

Ajuda a desenvolver a parte física através do Ásana, ensina a respirar melhor aumentando a energia vital e controlando a forma de a dirigir, ajuda-a a enfrentar as situações de stress dos exames e avaliações de forma serena e tranquila. Enfim ensina a crescer de forma saudável e feliz, com tempo para brincar e aprender, de forma serena e equilibrada.


Josefa Martins
Professora de Yoga, Socióloga e Mestre em Comunicação em Saúde.